
Júlio Maria dos Reis Pereira

1902 – 1983

1902
Nascimento
Nasce em Vila do Conde a 1 de Novembro. Já em adolescente mostrava uma clara apetência pela cultura, publicando poemas num Semanário da sua terra.
1919
Engenharia e Belas-Artes
Matricula-se em Engenharia na Faculdade de Ciências do Porto (concluído em 1928).
Entretanto, matricula-se também na Escola de Belas-Artes dessa cidade, já que a sua paixão eram as belas-artes.
1932
Saúl Dias
Publica, sob o pseudónimo de Saúl Dias, um livro de poesia intitulado “… mais e mais…”.
1935
A Primeira Exposição
Realiza na Sociedade Nacional de Belas-Artes a primeira exposição individual.
Ingressa entretanto em Janeiro na Direção dos Edifícios e Monumentos Nacionais do Centro, em Coimbra, como engenheiro, a sua “profissão de sobrevivência”.
1936
Artistas Modernos Independentes
Colabora na Exposição dos Artistas Modernos Independentes, figurando ao lado de artistas plásticos como Almada Negreiros e Vieira da Silva.
Em 1946 participa na primeira Exposição Geral de Artes Plásticas.
1953/58
Internacionalização e Desenho
Em 1953 expõe as suas obras plásticas em São Paulo (Brasil).
No ano de 1958 vence o primeiro prémio de desenho no IV Salão de Outono do Estoril.
1962
A Poesia
É publicada a “Obra poética de Saúl Dias”.
Colabora com o Grupo Pró – Évora, onde é Tesoureiro, na organização da Exposição Barristas do Alentejo, em Évora; sobre esta exposição publica um artigo na revista “Colóquio”.
1963/64
A Olaria
Trabalha numa olaria tradicional da vila alentejana de Redondo – a olaria Rita Baptista Mestre, a “Tia Rita”, sendo desta época a maioria dos pratos onde desenhou usando a técnica tradicional dos barristas populares de Redondo.
Deste período serão também os pratos e outras peças que desenhou nas oficinas de olaria da Escola Técnica de Viana do Alentejo.
1965
A Arte em Évora
Colabora na organização das Exposições de Imaginária Medieval e Cristos Populares, por ocasião das Comemorações do VIII Centenário da Reconquista Cristã da Cidade de Évora.
1977/78
Presença
Está representado na exposição do “Cinquentenário da Presença (1927 – 1977)”, apresentada em Coimbra, Lisboa, Madrid e no Centre Culturel Portugais da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris.
1979/80
A Obra de Uma Vida
Realizam-se exposições retrospectivas da sua obra em Vila do Conde, no Museu Soares dos Reis e na Fundação Gulbenkian.
1983
Falecimento
Falece na sua terra natal, com 81 anos.

Depois da Vida

O Círculo Católico de Operários de Vila do Conde presta-lhe uma primeira homenagem.
Edição pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda do livro “30 Desenhos da Série Poeta”, com um texto de José Régio e quatro poemas inéditos de Saúl Dias. Álbum lançado com a exposição dos desenhos publicados, na Galeria S. Mamede, em Lisboa.
É publicado pela IN-CM o livro de Maria João Fernandes, “Júlio – Saúl Dias, O Universo da Invenção”, um importante estudo sobre o conjunto da sua obra.
Exposição “Évora e o Alentejo na Obra de Júlio” promovida pelo Museu de Évora; o catálogo tem prefácio de Maria João Fernandes e apresentação de José Alberto Reis Pereira.
Está representado na “Exposição Internacional. Surrealismo e Pintura Fantástica”, organizada por Mário Cesariny e Carlos Martins, em Lisboa.
1987
Macau
Exposição “Júlio Saúl Dias, o pintor e o poeta em Macau” na Biblioteca Nacional, promovida pelo Instituto Cultural de Macau.
1993
Paris
Exposição “Júlio / Le peintre-poète” no Centre Culturel Portugais da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris, com uma mostra de pintura a óleo; o catálogo tem uma introdução de Mário Soares.
1996/97
Lisboa
Exposição “Júlio – Antologia Breve (óleos, aguarelas e desenhos)” na Galeria S. Mamede, em Lisboa, e na Universidade de Évora.
1997
Florença
Está representado na exposição “Modernismo in Portogallo 1919 – 1940 / Arte e Società nel tempo di Fernando Pessoa”, no Museu Mediceo, em Florença, Itália.
1997/98
Frankfurt
Representado na exposição “Arte Moderna Portuguesa no Tempo de Fernando Pessoa, 1910 – 1940”, apresentada no Schirn Kunsthalle de Frankfurt e posteriormente no Centro Cultural de Belém.
2002
Porto
Homenagem/Colóquio na Universidade Fernando Pessoa do Porto, “Uma Palavra Para Todo o Sempre”.
2003
Estremoz
Exposição Homenagem a Júlio Maria dos Reis Pereira, promovida pela Câmara Municipal de Estremoz, Museu Municipal, 7 de Dezembro a 12 de Janeiro de 2003.
2008
25 anos
A 17 de Janeiro assinalam-se os 25 anos da morte de Júlio / Saúl Dias.
O Círculo Católico de Operários de Vila do Conde e a Câmara Municipal de Vila do Conde evocam a data, com o lançamento do livro “TARDE AZUL – Poemas de Amor de Saúl Dias e Desenhos de Júlio”.
No decurso da década de 20, colabora no grafismo de obras de seu irmão, José Régio, desenha para obras deste e para a “Presença”.
É transferido para Évora, para a para a Direção Regional dos Edifícios e Monumentos do Sul, cidade onde chega a 11 de Agosto de 1936 e onde viverá até 19 de Abril de 1972.
No Museu Regional de Évora, em 1964, é realizada uma exposição retrospectiva de 40 Anos de Pintura e Desenho.
O catálogo inclui uma apresentação de Mário Tavares Chicó, diretor do Museu, além de várias citações críticas.
Em Moçambique, no Centro de Cultura e Arte da Beira, é aberta uma exposição conjunta de desenhos seus e de seus irmãos, José Régio, Apolinário, João Maria.
É apresentado o filme de 16mm., de Manoel de Oliveira, “As Pinturas de Meu Irmão Júlio”, sobre a pintura a óleo executada desde 1923 a 1935, com versos e comentários de José Régio, e música de Carlos Paredes.