Início
Biografia
História
Coleção

Aquisição da Coleção

A História

Júlio Maria dos Reis Pereira

O Início

Transferido de Coimbra, Júlio Reis Pereira foi trabalhar em 1937 para a Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais do Sul, sediada em Évora.

Em 1943 compra o primeiro Boneco de Estremoz ao antiquário calipolense João Espanca, iniciando a sua coleção. Dá assim efetividade material ao gosto que começava a ter na arte popular, nomeadamente a que estivesse diretamente relacionada com o Alentejo.

Durante os anos posteriores, continuou a adquirir bonecos junto de antiquários alentejanos, principalmente em Estremoz, Évora, Borba, Vila Viçosa e Elvas, mas também de Lisboa e do Porto. Os seus principais fornecedores foram Chambel, Venceslau Lobo, Rui Nogueira e também alguns particulares.

A Chegada a Estremoz

Entretanto, sentindo o poeta pintor a proximidade da reforma, e consequentemente do seu definitivo regresso à terra que o viu nascer, prepara uma proposta de venda das figurinhas à Câmara Municipal de Estremoz. Todo o processo começou em 1969, quando deu a conhecer a disponibilidade em vender as peças ao Presidente da Câmara Luís Pascoal Rosado.

Após diversas reuniões e correspondência trocada, e apesar do falecimento do grande promotor da aquisição que foi Luís Pascoal Rosado, fica acordada em 1971 a venda da coleção, a pagar em 73 prestações. A primeira foi paga a 22 de Julho de 1971 e a última a 1 de Agosto de 1977.

Listagem de pagamentos 1971 – 1977

Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Dr. Luíz Rozado

Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Eng. Jorge Cortes Maldonado

Vitrine desenhada por Rafael Calado para a exposição permanente da coleção Reis Pereira

A Exposição

Entretanto, por diversas vicissitudes, a coleção foi apenas exposta em 1976. Desenhou as vitrines e montou a exposição o Dr. Rafael Calado, com o auxílio de Joaquim Vermelho (Responsável do Museu Municipal de Estremoz) coadjuvado por Januário Coradinho (funcionário municipal).

A 7 de Dezembro de 2002, em memória de Júlio Maria dos Reis Pereira, e homenageando-o no que seria o centésimo aniversário do seu nascimento, o Museu Municipal coloca uma placa comemorativa nas salas de exposição permanente da Coleção.

0

Loading...